domingo, 30 de outubro de 2011

PROJETO DO DIA DO ÍNDIO

Dia do Índio...

MINI PROJETO DIA DO ÍNDIO

Objetivos:
- Conhecer e refletir sobre a história dos índios;
- Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes indígenas;
- Conhecer, analisar e debater a influência indígena em nossa vida;
- Aprender a respeitar os índios com a finalidade de construir a cidadania numa sociedade pluriétnica e pluricultural;
- A partir do tema gerador desenvolver atividades nas diferentes Áreas de Estudo.

Objetivo Proposto nos PCN’S de interesse no presente projeto:
- Conhecer e Valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.

PLANEJAMENTO:
Propostas de Atividades que trabalharão os temas transversais: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Cidadania.

Sensibilização:
- Propor aos alunos que pesquisem e levem para sala de aula recortes de fotos de pessoas que possam parecer descendentes indígenas. Com todas as fotos em mãos, o professor em círculo analisará juntamente com os alunos cada foto. Procurando incentivar para que todos dêem sua opinião. Em um segundo momento listar em um cartaz os conhecimentos que os alunos já tem sobre o assunto ( Conhecimentos Prévios ).
- Provocar os alunos a se expressarem, fazer indagações e ir registrando em um cartaz. Logo em seguida, em um outro cartaz, listar as dúvidas provisórias dos alunos, ou seja, perguntar o que desejam saber sobre o tema e ainda não sabem, novamente provocar os alunos a fim de lançarem suas dúvidas.
Por último, propor que os alunos ilustrem os cartazes com fotos e desenhos.

Propostas de Atividades de Integração das Áreas de Estudo:
GEOGRAFIA:
- Localizar em Mapa ou Globo Terrestre pontos do território nacional onde ainda vivem tribos indígenas;
- Comparar o modo de vida dos índios de outras regiões com o modo de vida dos índios que ainda habitam a floresta amazônica

HISTÓRIA:
- Reconhecer os modos de vida dos índios, sua cultura, sua alimentação, formas de trabalho e sobrevivência;
- Refletir e opinar sobre o papel do índio na formação da nação brasileira

LÍNGUA PORTUGUESA:
- Levantar o vocabulário usado pelos indígenas e descobrir seus significados;
- Produzir, utilizando diferentes formas de expressão, textos individuais e coletivos sobre os debates e as reflexões do assunto;
- Orientar os alunos para elaborarem pequenos textos sobre cada descoberta realizada;
- Ler histórias originalmente indígenas ou que tratem do indígena e seus valores;
- Organizar um dicionário ilustrado com as palavras indígenas.

ARTES:
- Observar manifestações de arte da cestaria, da cerâmica, da plumaria e de outros objetos de cerdas vegetais e cordas, realizados pelos índios de hoje e de antigamente;
- Observar ilustrações de artistas do tempo do Brasil – Colônia que retrataram o indígena e suas manifestações culturais;
- Vivenciar através de músicas sobre o tema um pouco da cultura indígena – cantando e dramatizando;
- Vivenciar através de atividades artísticas manuais e plásticas um pouco da cultura indígena, criando objetos e instrumentos musicais.

Formulação de Problemas:

- Questionar em classe:
- Ainda existe preconceito com os índios?
- O que as crianças sabem, pensam e acham sobre isso?
- O que podem e o querem fazer para ajudar a mudar o quadro dos preconceitos e discriminação?
- A culinária indígena é usada na cozinha brasileira? Como?
- Ainda são encontrados locais de agrupamentos e reservas indígenas?
- Quais são essas tribos? Como vivem? Como se mantêm? Quais os seus atuais costumes?
- Quais são as palavras e costumes de origem indígena?
- Há influência dos índios na Língua Brasileira?
- Há influência dos índios no artesanato?
- Há influência dos índios na medicina caseira? E nos adornos pessoais?



Fonte: http://profgege.blogspot.com/2008_04_01_archive.html

"UM DIA DE INDIO"
No dia 19 de abril comemoramos o Dia do Índio. Hoje nós vamos ter também "um dia de índio":
A turma é colocada em círculo. Cada um retira de uma sacola um símbolo de papel colorido. Este símbolo pode ser uma folha, um pote, ou outra coisa que lembre um objeto indígena.
Os símbolos deverão ser na mesma quantidade dos participantes, e deverão ser de 4 cores diferentes pois ao sortear, os alunos irão se agrupar conforme a cor do seu símbolo.
Todos que pegarem a folha preta formarão a equipe preta, os que pegarem a folha amarela, formarão a equipe amarela, os que pegarem a folha vermelha formarão a equipe vermelha, e os que pegarem a folha branca, formarão a equipe branca. Divididos em equipe deverão inventar um grito de guerra para esse dia de índio, após o que as atividades terão início.

Atividade desenvolvida por Duxtei Vinhas Itavo

"A conquista do colar"
A turma dividida em 4 equipes deverá responder questões, mediante sorteio, sobre assunto já ensinado em classe. A cada resposta certa, a equipe receberá material para confeccionar o colar (pedaços de barbante ou fio de nylon e contas variadas, que deverão ser da cor de cada equipe - até 8 contas por aluno).


Quem era os habitantes do Brasil antes da chegada dos brancos?
Os índios.

Como era a organização social desses povos?
Viviam em tribos.

Onde viviam?
Viviam na taba, aldeias indígenas.

Como era a casa do índio?
Era a oca ou palhoça.

Quem os governava?
O chefe da tribo era o cacique e o chefe religioso era o pajé.

Como sobreviviam?
Da caça, da pesca e da coleta nas matas.

Que animais caçavam?
Antas, macacos, veados, porcos do mato.

O que plantavam?
Mandioca, milho e feijão.

Que língua falavam?
O tupi-guarani.

Quais eram suas principais armas?
O arco, a flecha, o tacape.

Como era a religião deles?
Adoravam vários deuses. O principal era Tupã (sol) e Jaci (lua).

Tinham medo de alguma coisa?
Dos trovões. Acreditavam que Tupã estava bravo.


"CAÇADA ESQUISITA"
Cada equipe, usando seus colares, recebem uma lista constando de vários objetos, que deverão procurar na própria sala, no pátio e onde mais for possível esconder, o que foi feito com antecedência pelo professor. Esses objetos serão, sempre que possível, nas cores de cada equipe, para evitar que uma não pegue os objetos de outra. Todos os objetos da lista serão em quantidades iguais a todas as equipes exceto o amuleto que terá apenas um.
Procurar os objetos listados abaixo.
Procure sempre pela cor de sua equipe.
10 penas de ave, 5 folhas secas, 1 flor, 3 espigas de milho, 2 pedras redondas, 1 amuleto de biscuit (bichinho de massinha), 1 graveto em forma de y, 3 sementes.
Vence a equipe que conseguir reunir todos os objetos pedidos, portanto, a que conseguir encontrar todos os objetos pedidos incluindo o amuleto, que terá só um escondido.
A equipe vencedora receberá um amuleto para cada participante.

"O COCAR DO CACIQUE"
As quatro equipes estarão sentadas no chão em fila indiana, uma ao lado da outra. Mais ou menos 5 metros à frente de cada equipe, haverá uma mesa com várias tiras de tecidos e penas tingidas nas cores das equipes, nas quantidades equivalentes ao número de participantes. As tiras de tecidos e as penas tingidas estão todas misturadas.
Dado um sinal, o último de cada fila corre até o local onde estão as tiras de tecidos e as penas e separa 5 penas da sua cor e cola numa tira de tecido, imitando um cocar. Depois de pronto deve colocar o cocar na cabeça e voltar à sua fila, mas no primeiro lugar.Imediatamente, o último deverá sair e fazer a mesma coisa. A equipe que terminar primeiro e todos os componentes estiverem com o cocar, será a vencedora.
A equipe vencedora receberá uma pena especial para os devidos cocares.


"COMIDA DE CURUMIM"
As crianças nas aldeias indígenas eram chamadas de curumim. Os alimentos melhores eram para elas. Os adultos tentavam agradá-las com as melhores frutas.
Todos participantes, por equipe recebem uma banana, canela em pó, um prato refratário ou assadeira.
O professor ensinará como preparar as bananas: cortar as pontas, fazer um corte na casca para abri-la sem tirar totalmente, polvilhar um pouco de canela em pó e fechar a casca.
Toda a equipe prepara a sua banana, colocam sobre o prato refratário, que é levado por alguns minutos ao forno micro-ondas ou forno comum. Dependendo do local, pode ser feito sobre brasas, numa fogueira, mas as bananas deverão ser embrulhadas em papel alumínio.Enquanto as bananas assam, as equipes participarão de um trabalho manual.

"O POTE SAGRADO"
Algumas tribos de índios no Brasil faziam cerâmica. A cerâmica era importante para guardar sementes, cozinhar e também para enterrar seus mortos. A cerâmica era considerada sagrada pois guardada a vida, as sementes que produziriam alimentos; e os corpos dos entes queridos, que riam para outros campos de caça e viveriam para sempre felizes.
Todos os participantes, em equipe, recebem um pequeno pote de cerâmica. Cada equipe receberá tintas, pincéis, barbantes e colas, com os quais decorarão seus potes. Nos potes de cada equipe deverá ter a cor da equipe como predominante. Os desenho e enfeites ficarão por conta da vontade e inspiração de cada um.


"A CORRIDA DAS TORAS"
Algumas tribos indígenas fazem uma corrida carregando toras (pedaços do tronco de árvores) para avaliar que povo tem os guerreiros mais fortes.As equipes também farão essa corrida, mas aos pares. Cada dois participantes terão uma perna amarrada à do outro de modo que fiquem com três pernas apenas.
Os pares com as pernas amarradas deverão correr uma distância pré-determinada, mas soprando ma pena de galinha ou pato. Se a pena cair, começam novamente. Ao chegar ao ponto final, nova dupla começa o percurso, soprando outra pena. A pena deverá estar sempre no ar. Todos da equipe devem participar, sempre aos pares e com as pernas amarradas.Vence a equipe que cumprir a tarefa em primeiro lugar. A equipe vencedora ganhará colares extras.
Após o jogo todas as equipes deverão se arrumar para participar da festa, para isso receberão maquiagem para decorar o rosto como se fossem índios também.


"A FESTA DE JACI"
Jaci é uma deusa indígena, representada pela lua. Os índios fazem festas, dançam e cantam para ela.
As equipes maquiadas, com colares e cocares feitos por elas, participarão da festa. Aprenderão a música: "Vida de índio" (letra abaixo), coma melodia da música infantil "Marcha soldado".
A mesa estará arrumada,com: flores, as bananas assadas, pedaços de milho cozido, mandioca cozida, mel, algumas frutas, sucos de frutas, copos, talheres e pratos descartáveis, que podem ser substituídos por espetinhos de madeira e folhas de bananeira.
Os alunos se confraternizam, comendo, cantando a música ensinada e dançando.
Cada equipe apresentará uma dança ou alguns passos coreografados, criados para esse momento.



"VIDA DE INDIO"

Na tribo ele vivia
Comendo raiz,
Caçando e pescando
Coletando feliz.

A oca é morada,
Cacique é o guerreiro,
Na taba onde ele mora
Pagé é o feiticeiro.

Suas armas são arco e flecha
O tacape também é usado
Mas o índio é pacífico,
Só revida quando é atacado.

O deus é Tupã,
A lua é Jaci,
A língua que ele fala
É o Tupi-guarani.











Dia do Índio... Atividades!!























BRINCAR

“Brincar com as crianças não é perder tempo, é ganhá-lo, se é triste ver meninos sem escola, mais triste ainda é vê-los sentados enfileirados, em salas sem ar, com exercícios estéreis, sem valor para a formação do homem.”
(Carlos Drummond de Andrade)

EDUCAR

EDUCAR
"Educar É um exercício De imortalidade. De alguma forma Continuamos a viver Naqueles cujos olhos Aprenderam a ver o mundo Pela magia da nossa palavra. O professor, assim, não morre jamais...Entendo assim A tarefa primeira do educador: Dar aos alunos a razão para viver”.
RUBEM ALVES
"Educar é viajar no mundo do outro, sem nunca penetrar nele. É usar o que passamos para transformar no que somos."
                                                                     Augusto Cury

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

A "educação" das crianças modernas



A "educação" das crianças modernas 
Antonio de Andrade

        O futuro da sociedade humana está na educação saudável das crianças e dos jovens! E como será a realidade desse futuro? Olhe à sua volta e veja como é fácil achar características "nada saudáveis" nas pessoas: a arrogância, o orgulho, a crueldade, a hostilidade, a inveja, o fingimento, o egoísmo, a agressividade, o cinismo, a cobiça, a indisciplina, a intolerância, o ódio, a insensibilidade, o sarcasmo, o preconceito e maus hábitos, como o vício em cigarro, álcool, drogas, a gula etc.
        Essa constatação revela que a sociedade (em especial os pais e os educadores), está falhando na educação das novas gerações. Crianças e jovens que "aprendem" a não respeitar limites e regras da boa convivência, que "aprendem" a agir e reagir somente com agressividade, com brigas, agressões verbais ou físicas como socos, pontapés, e em casos extremos, com facadas, tiros e outras agressões para destruir os outros, além de terem muito stress, muita ansiedade, neuroses as mais variadas e outras doenças mentais e emocionais. E a sociedade está "ensinando" as novas gerações, desde a tenra idade, a agirem desses modos negativos. Como isso ocorre? Veja alguns exemplos: adultos que dão mensagens como, "Você não deveria ter nascido, detesto você!", "Espera só seu pai chegar para ver a surra que vai levar!", "Não adianta tentar, você não é capaz de fazer", "Desça já daí! Você não tem capacidade para subir aí!", "Como você é burra!", "Como você é lerda para aprender!", "Burrice igual à sua eu nunca vi!", "Você é surda, sua idiota?!" Uma pesquisa feita pela ONU (Organização das Nações Unidas) em seis emissoras abertas de TV no Brasil, uns tempos atrás, constatou que em desenhos animados para criança, em uma semana, foram mostrados 1.421 crimes! Outra pesquisa revelou que crimes e violência são uma constante na TV: em dois dias, em julho de 2001, foram constatados 471 tiros, 921 agressões verbais, 22 homicídios e 1.066 agressões físicas! E uma criança ao brincar com jogos de vídeo games irá "aprender" a somente destruir tudo o que estiver pela frente, inclusive pessoas e quanto mais for destruído, mais pontos ela terá! Estímulos negativos como esses certamente irão contribuir para formar uma criança insegura, medrosa ou agressiva, com problemas de relacionamento e até uma criança violenta, que terá problemas de aceitação de si mesma e dos outros. Essas constatações comprovam que a sociedade está "educando" as crianças e os jovens para serem pessoas desajustadas, tendo características negativas como ser humano. Na adolescência ou na vida adulta, é que os pais (e a sociedade) colherão "a tempestade" dos desequilíbrios que eles próprios "plantaram" na educação das crianças.
        Essa realidade gritante mostra que a sociedade como um todo (e ela engloba você, eu e todas as pessoas!) precisa repensar as mensagens que as novas gerações estão recebendo e formando suas personalidades SE deseja formar pessoas mais responsáveis, que saibam os seus direitos mas também os seus deveres (a começar pelo dever de respeitar a vida dos outros seres humanos, respeitando os adultos, seus pais, seus educadores e outros que os estão educando). Crianças e jovens que evoluam mais equilibrados emocionalmente  que saibam tolerar frustrações sem terem ataques de violência assassina e, em especial, que aprendam a viver com princípios éticos, cujos valores de "ter" bens materiais e dinheiro não levem a um viver cheio de ganância, mas fiquem satisfeitos com o necessário para uma vida normal e que valorizem, também, o "ser" pessoa com qualidades humanas. É urgente a sociedade decidir se ainda deseja educar as crianças e os jovens para virem a ser cidadãos com autocontrole consciente, com disciplina e com traços saudáveis como ser humano!
        Mas, quais seriam esses traços saudáveis, as qualidades que precisam ser desenvolvidas urgentemente nas crianças e nos jovens? Veja se consegue encontrar algumas delas nas pessoas à sua volta: a alegria, o altruísmo, a autenticidade, a bondade, a caridade, a colaboração, a disciplina, o entusiasmo, o otimismo, a lealdade, a humildade, a sensibilidade, a perseverança, a cordialidade, a honestidade, a espontaneidade, a paciência, o idealismo, a sociabilidade, a responsabilidade, a generosidade, a sinceridade, a simplicidade, a tolerância, etc. Mas, por que essas qualidades humanas ideais e saudáveis não são desenvolvidas, naturalmente, pela educação das novas gerações, em especial naqueles primeiros anos de educação que as famílias deveriam estar dando aos seus filhos? Uma simples explicação (há muitas outras) é a acomodação dos adultos, os pais em especial, que deixam de educar bem as crianças, achando que isso será responsabilidade da escola e que ela "dará um jeito". E quando a criança chega na escola, encontra muitos educadores também acomodados ou desiludidos com sua missão de educar, professores que acham que o trabalho deles é simplesmente "dar matéria", sem uma preocupação com a formação da cidadania responsável e do autocontrole consciente! Esse é um dos graves problemas da sociedade atual: os adultos "acomodados" (pais, educadores e outros adultos) que constatam que as novas gerações estão sendo "educadas" de modo errado (inclusive por eles) mas nada fazem, deixam a situação como está e ainda ficam criticando, pondo a culpa nos outros, quando escutam notícias como a da moça, na capital paulista, que mandou matar seus pais porque eles não aceitavam o namorado que tinha arranjado.
        Felizmente há adultos, pais e educadores, consciente da missão educativa, tendo a preocupação com a formação sadia das crianças e dos jovens! O poder da educação dos adultos sobre as novas gerações é tão forte que poderá formar uma personalidade sadia ou desequilibrada na criança, dependendo de como eles a tratam e estimulem. Se cada adulto fizer bem a sua importante missão como educador e incentivador de uma vida saudável na criança, certamente os resultados serão muito positivos! Um adulto incentivador dará estímulos positivos como, por exemplo: "Parabéns, está muito bom esse trabalho que você fez!", "Gostei muito como você brincou direitinho com sua amiguinha, repartindo seus brinquedos com ela!", "Amo você, como fico feliz de você ter nascido meu filho/a", "Você é inteligente e uma boa criança", "Sei que você é capaz de fazer, tente de novo". A criança terá um bom desenvolvimento quando receber dos adultos estímulos positivos como esses (e muitos outros tipos de estímulos positivos), estímulos de amor, de aceitação e de confiança, três dos estímulos básicos para um sadio desenvolvimento.
        A criança será estimulada positivamente quando os adultos (pais e educadores) souberem valorizar os seus acertos, estimulando-os, e quando a criança erra, agindo para corrigi-la, orientando-a para aprender a fazer o certo. Agindo com atitudes de firmeza na educação, mas com um coração enorme, estarão contribuindo para a formação de uma personalidade saudável, um criança com qualidades humanas. Eles estão fazendo a criança aprender as regras de um conviver sadio, aprendendo a ser disciplinada nas coisas da vida e aprendendo os limites que existem, evitando que a criança desenvolva a atitude de que "pode tudo" sendo uma "pequena tirana", dominando os pais e educadores com suas birras e vontades, e em casos extremos, ache normal realizar atos de vandalismo, a ser agressiva e violenta.
          A sociedade humana necessita urgente que haja mais pais e educadores conscientes de sua missão educativa das novas gerações, adultos atentos e interessados no desenvolvimento dos crianças e dos jovens, formando neles  uma auto-imagem positiva, contribuindo, assim, para que quando forem adultos, venham a ser  pessoas equilibradas e felizes. Pais e educadores que saiam da acomodação que porventura estejam e assumam com vontade a decisão de fazer bem a sua parte educativa para o bem da sociedade. O futuro da sociedade está em suas mãos, pais e educadores, de você inclusive! Que tal começar a fazer alguma coisa nesse sentido? Vamos lá, saia da acomodação que porventura estiver... e faça a sua parte!
* Nos livros "Criança Feliz, Adulto Feliz" e "Disciplina e a Educação para a Cidadania", encontrados pelo site www.editora-opcao.com.br o autor, Antonio de Andrade desenvolve idéias como as deste artigo.